DESCUBRA QUAL O VERDADEIRO SÍMBOLO DO SEU CURSO

símbolos_blog_mude_formaturas

Você sabe qual é o símbolo do seu curso, e que significado ele tem?

Os símbolos que representam os cursos e profissões tem significado importante na formação do profissional pois, são um item importante de comunicação capaz de fazer com que o indivíduo reconheça de forma rápida e simples o está sendo comunicado visualmente.

A origens desses símbolos é oriunda de diversos lugares, mas em sua maioria são desenvolvidos e regulamentados pelos conselhos federais e estaduais responsável por cada área. Ainda, por vezes, os símbolos podem variar de acordo com a instituição de ensino. A partir disso, separamos um lista com alguns símbolos, sua história e representação.

ADMINISTRAÇÃO

símbolo_adm_blog_mude_fromaturas

O curso de Administração é representado por um símbolo formado por setas e triângulos a partir de um quadrado. As setas que apontam para o exterior representam as metas e objetivos a serem alcançados, os triângulos, que apontam para o centro, representam o planejamento, a organização e coordenação, a centralização e os objetivos comuns. Os elementos sobre um quadrado, a base que representa o equilíbrio, essencial para os administradores. A definição desse símbolo foi feita através de um concurso nacional proposto pelo Conselho Federal de Administração (CFA), em 1979, para escolher o símbolo que representasse a profissão no Brasil.

AGRONOMIA

símbolo_agronomia_blog_mude_fromaturas

O curso de Agronomia é representado por uma engrenagem que demostra movimento, dinamismo e renovação. Essa engrenagem é formada por seis letas A que representam as associações filiadas à Federação das Associações dos Engenheiros Agrônomos do Brasil (FAEAB): Associações, Agrônomos, Agronomia, Agricultura, Agropecuária e Agroindústria.

ARQUITETURA E URBANISMO

símbolo_arquitetura_blog_mude_formaturas

O curso de Arquitetura e Urbanismo é representado pela junção de um esquadro e um compasso, já que, um serve de suporte para o que o outro irá criar. O esquadro, usado para traçar ângulos retos, simboliza os conhecimentos terrestres do homem e suas ações materiais sobre a natureza, e o compasso, usado para formar desenhos geométricos, significa a precisão e a perfeição, alude à inteligência divina ao serviço do homem.

BIOMEDICINA

símbolo_biomedicina_blog_mude_formaturas

O curso de Biomedicina é representado pela união dos conhecimentos científicos das Ciências Biológicas e da Medicina. O símbolo é a junção de uma cruz, que representa a vida, sobreposta por um microscópio, que remete ao conhecimento biológico, contornada por uma cadeia de DNA.

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

símbolo_ciências_biológicas_blog_mude_formaturas

O curso de Ciências Biológicas é representado por um círculo preenchido por duas folhas e um espiral. O símbolo, estabelecido pelo Conselho Federal de Biologia representa no círculo a união do que começa e acaba em si, o DNA se transforma em um espermatozóide, que fecunda o óvulo, que é o círculo, para dar origem à vida e, por fim, folhas representam a natureza.

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

símbolo_contábeis_mude_formaturas

O curso de Ciências Contábeis é representado pelo Caduceu de Hermes, deus grego relacionado ao comércio, ao lucro e às vendas. O caduceu, também, foi para os romanos um símbolo de equilíbrio moral e de boa conduta. O símbolo é constituído por um bastão, que denota poder, entrelaçado com duas serpentes, que representam a sabedoria, e asas na parte superior, que expressam a diligência.

DIREITO

símbolo_direito_blog_mude_fromaturas

O curso de Direito é representado por uma balança, que expressa a igualdade e o equilíbrio entre o certo e o errado. Ligada a justiça em diversas mitologias e culturas, a balança aparece ligada a Deusa da justiça que com os olhos vendados, carrega na mão esquerda uma balança e na mão direita, segura uma espada, símbolo da força e poder, assim, proporciona o equilíbrio da sociedade.

EDUCAÇÃO FÍSICA

símbolo_educação_física_blog_mude_formaturas

O curso de Educação Física é representado pela estátua de Discóbolo, o lançador de disco, que reproduz a modalidade de arremesso – considerada a mais antiga do atletismo. Estima-se que a estátua símbolo do curso date de 455 a.C obra do grego Míron em referência ao vigor dos atletas, o Conselho Federal de Educação Física (Confef) define que a obra representa os movimentos do corpo humano em ação por isso simboliza os profissionais da Educação Física.

ENFERMAGEM

símbolo_enfermagem_blog_mude_fromaturas

O curso de Enfermagem é representado por uma lâmpada acesa sobreposta por uma cruz e uma serpente. A lâmpada indica e ilumina o caminho, o símbolo mantém relação com Florence Nightingale, pioneira e teórica na enfermagem, que usava o instrumento para ajudar no tratamento de feridos na Guerra da Crimeia. A cruz representa a ciência e os primeiros socorros e a cobra está relacionada à alquimia, à magia, o renascimento, a cura e a cicatrização.

ENGENHARIA

símbolo_engenharia_blog_mude_formaturas

O curso de Engenharia é representado por uma engrenagem com a deusa romana Minerva ao centro. A deusa é considerada a representante da aprendizagem e da sabedoria, enquanto, a engrenagem é o símbolo da construção e da indústria. Conforme o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea),o símbolo é relacionado em especial à Engenharia Civil, mas, também, pode representar outras áreas da Engenharia.

FARMÁCIA

símbolo_farmacia_blog_mude_formaturas

O curso de Farmácia é representado por uma serpente enrolada em uma taça. A taça representa a cura, a cobra, o poder, a ciência, a sabedoria e a transmissão do conhecimento. A significação do símbolo remonta a mitologia grega em que Asclépio - representado por um bastão e uma cobra, dominava a arte da cura - é morto por Zeus com um raio. Assim, Hígia, sua filha, assume o seu posto e se torna a deusa da saúde. Ela, que era representada por uma taça aderiu a serpente como parte de seu símbolo.

FISIOTERAPIA

símbolo_fisioterapia_blog_mude_formaturas

O curso de Fisioterapia é representado por duas cobras entrelaçadas em um raio. As cobras representarem a conexão entre os atributos da natureza humana, sabedoria, o conhecimento, a capacidade de regeneração e de rejuvenescimento, estão entrelaçadas para demonstrar o elo entre os atributos de natureza humana social e profissional; enquanto o raio, simboliza as forças do inconsciente, a manifestação divina, os valores e práticas corretas da vida. O símbolo foi criado pelo fisioterapeuta Carlos Alberto Esteu Tribuzy e aprovado pelo Plenário do Conselho Federal De Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO) em 2002.

GEOGRAFIA

símbolo_geografia_blog_mude_formaturas

O curso de Geografia é representado pelo globo terrestre cercado pela esfera armilar, instrumento de orientação de navegantes.

HISTÓRIA

símbolo_história_blog_mude_formaturas

O curso de História é representado por uma ampulheta sobreposta por um caduceu. A ampulheta representa o tempo e a evolução, as cobras, a sabedoria e as asas a diligência.

JORNALISMO

símbolo_jornalismo_blog_mude_formaturas

O curso de Jornalismo é representado por um livro aberto com uma pena sobreposta e a palavra “LEX” – que em Latim significa lei - representando o compromisso do jornalista com a verdade. A pena representa a escrita antiga e o livro a Gazeta Romana, um dos precursores da imprensa.

LETRAS

símbolo_letras_blog_mude_formaturas

O curso de Letras é representado pela Flor de Lis.  Esse símbolo tornou-se emblema da França é usado desde o século XII, pela realeza francesa, onde simboliza poder, soberania, lealdade e honra. No curso de Letras, a Flor de Lis ganho outro significado: as três pétalas representam a articulação entre três áreas, a gramática, a linguística e a literatura e o traço que junta cada pétala representa a união dos conhecimentos dessas áreas.

MEDICINA

símbolo_medicina_blog_mude_formaturas

O curso de Medicina é representado pelo bastão de Asclépio – ou Esculápio –, deus grego da cicatrização, capaz de curar todas as doenças. O símbolo consiste no bastão, que significa a árvore da vida, com uma cobra entrelaçada, que simboliza veneno e antídoto, e por trocar de pele o renascimento e a renovação.

MEDICINA VETERINÁRIA

símbolo_veterinaria_blog_mude_formaturas

O curso de Medicina Veterinária é representado pelo bastão de Asclépio – assim como os cursos de Medicina e Odontologia – com a letra V abaixo e emoldurado por um hexágono. O símbolo, definido pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária, em 1994, é formado pelo bastão, que significando as forças da natureza e seus poderes curativos, a serpente, representa a sabedoria e a prudência usadas para preservar e regenerar a saúde, e a letra V, que designa a profissão.

NUTRIÇÃO

símbolo_nutrição_blog_mude_formaturas

O curso de Nutrição é representado por um escudo com serpente enrolada em uma balança sobreposto por dois ramos de trigo. A balança representa o equilíbrio, a serpente a saúde, e dois ramos de trigo representam o alimento.

ODONTOLOGIA

símbolo_odontologia_blog_mude_formaturas

O curso de Odontologia é representado pelo bastão de Asclépio – o mesmo da Medicina – inserido em um círculo. O uso do símbolo surgiu em 1914, quando o dentista do Benjamin Constant Nunes Gonzaga publicou um artigo sugerindo sua utilização pelos profissionais em uma revista de odontologia chamada Odontológica Brasileira.

PEDAGOGIA

símbolo_pedagogia_blog_mude_formaturas

O curso de Pedagogia é representado por um símbolo que une dois desenhos também usados por outras profissões: o caduceu de Hermes, das Ciências Contábeis, sobre a Flor de Lis, de Letras. A Flor de Lis simboliza orientação e nobreza, o caduceu – bastão com duas cobras entrelaçadas e asas na parte superior – representa o poder do profissional e a capacidade de fazer mudanças, as serpentes representam a sabedoria e as asas o equilíbrio necessário para atuar como pedagogo.

PSICOLOGIA

símbolo_psicologia_blog_mude_formaturas

O curso de Psicologia é representado pela vigésima terceira letra do alfabeto grego “Psi” (Ψ), definido pelo Conselho Federal de Psicologia em 2006. As três pontas da letra representam o poder, a força e o universo, também compreendido por simbolizar três correntes psicológicas: o comportamentalismo, o humanismo e a psicanálise.

PUBLICIDADE E PROPAGANDA

símbolo_publicidade_propaganda_blog_mude_formaturas

O curso de Publicidade e Propaganda é representado por um galo, escolhido como símbolo por ser o animal que anuncia nascer do dia, representando a comunicação publicitária.

RECURSOS HUMANOS

símbolo_rh_blog_mude_formaturas

O curso de Recursos Humanos é representado por flechas que sobrepassam a letra grega "Psi" (Ψ). As flechas partem do princípio (centro) e indicam um caminho, uma meta. A letra representa o compromisso com o ser humano.

SERVIÇO SOCIAL

símbolo_serviço_social_blog_mude_formaturas

O curso de Serviço Social é representado por uma balança sobreposta por uma tocha acesa. A balança simboliza a justiça social e o desejo de equilibrar, a tocha ilustra o acolhimento, a solidariedade e o calor humano, essenciais para o exercício da profissão.

TÉCNICO EM ENFERMAGEM

símbolo_tecnico_enfermagem_blog_mude_fromaturas

O curso de Técnico em Enfermagem é representado pela mesma lâmpada do cruso de Enfermagem, porém, a cobra e a cruz são substituídos por uma seringa que representa a técnica, a habilidade e a precisão.

NÃO PERCA MAIS TEMPO! DÊ O PRIMEIRO PASSO PARA UMA FORMATURA INCRÍVEL!

Preencha o formulário abaixo e comece a organizar o sonho da sua formatura! É RAPIDO E FÁCIL!

Passo 1 de 9

Deixe um Comentário