5 DICAS PARA ARRASAR NO DISCURSO DE FORMATURA

Discurso_Mude_Formaturas_1

O discurso do orador é um dos momentos mais esperados e emocionantes da formatura. O orador, é aquele aluno escolhido pela turma para representa-la através de um discurso lido na colação de grau. Para tal, o escolhido deve atender a técnicas e regras ao preparar o discurso e apresenta-lo ao público; produzir um texto que traga uma mensagem importante para turma que está se formando e que seja um texto capaz de motivar e inspirar. Para te ajudar, a Mude preparou cinco dicas para ajudar a você que foi eleito o orador da sua turma:

ESTRUTURE SEU PENSAMENTO

Discurso_Mude_Formaturas

O modelo infalível para discursos de formatura segue a mesma estrutura básica de uma redação, dividida em três tópicos - com começo, meio e fim ou abertura, desenvolvimento e encerramento. Na abertura, se fazem os agradecimentos, o orador agradece a presença das autoridades, dos homenageados, convidados e formandos. No desenvolvimento, são feitas as menções a turma, e o andamento do discurso. No encerramento, são abordados os encadeamentos dessa nova etapa da vida da turma e se deixa um recado de apoio e incentivo considerando as perspectivas de futuro dos formandos prestes a iniciar suas vidas profissionais. Nesse caso, antes de começar a escrever seu discurso pense no tema de seu discurso e no que você gostaria de dizer, que rumo seguir e veja onde se encaixa.

COMENTE EXPERIÊNCIAS

Discurso_Mude_Formaturas_5

Na hora da escrita do discurso comente as experiências vivenciadas na faculdade. Pense nos momentos marcantes de sua graduação, quais foram as situações chaves pelas quais a turma passou, lembre-se das pessoas que os acompanharam nessa trajetória, de um professor especial, de um colega que superou um grande desafio ou do funcionário que auxiliou a turma nos estudos e trabalhos acadêmicos. Mencionar essas situações e pessoas construirá um vínculo com a plateia e tornará seu discurso mais humano.

FAÇA CITAÇÕES

Discurso_Mude_Formaturas_2

Fazer uma citação no seu discurso é uma forma de demonstrar conhecimento e capacidade de relacionar ideias. É sua oportunidade de diferenciar sua fala e afirmar seu conhecimento. A citação é o uso de uma ideia ou opinião de outra pessoa,  ao usa-la você deve sempre referir-se ao autor. Então, pense em um ou mais trechos que corroborem com a mensagem que você quer transmitir, a citação deve estar de acordo com o que você está dizendo, bem usada ela vai tornar seu discurso mais interessante e atrativo.

SEJA ORIGINAL

Discurso_Mude_Formaturas_2

Pergunte-se que mensagem você quer deixar na cabeça das pessoas e quais experiências sua que você tem que podem ajudar a deixar essa mensagem. Quanto mais diferente e original seu discurso for, maior a chance de agradar ao público e a sua turma. Para isso, fuja de frases prontas na hora de escrever o discurso, como é você quem vai lê-lo ele deve expressar sua personalidade.

CARISMA É TUDO

FOTO_6_DISCURSO_BLOG_MUDE_FORMATURAS

Pense que todos estarão prestando a atenção no que você irá dizer. Um bom orador deve evitar um tom de voz robótico e ensaiado, e manter um ritmo de leitura durante sua fala. Então, fale claramente – é fundamental que o público compreenda sua mensagem – mantenha o bom humor, sempre que possível olhe para a plateia, gesticule quando achar necessário, fique calmo e seja carismático.

Seguindo essas dicas, sem dúvida, seu discurso como orador será inesquecível!

 

Veja mais conteúdos em nosso blog

empresa de formatura

VEJA QUAIS AS VANTAGEM DE CONTRATAR UMA EMPRESA PARA ORGANIZAR SUA FORMATURA

A organização de uma formatura requer uma enorme dedicação a todos os detalhes e demandas. Esse alto nível de atenção fica a cargo da comissão de formatura, agora imagine aliar isso aos demais compromissos da faculdade? Por esse e outros motivos que existem empresas especializadas na realização de grandes eventos. Estamos falando de um grupo…
Read More
convite mude formaturas

O CONVITE IDEAL

O convite é uma parte fundamental da formatura. Além de ter o papel de convidar as pessoas para a cerimônia, ele, também, é uma representação física dessa notável ocasião. O convite dá a cara das celebrações e reflete toda a emoção da turma no momento, ainda mais que, em alguns anos, o convite será uma…
Read More
BLOG_MUDE_FORMATURAS_MAQUIAGEM_MODELO

SAIBA COMO NÃO ERRAR NA MAQUIAGEM DE FORMATURA

A maquiem é um dos itens que mais trás duvidas na hora da formatura. Tanto na colação de grau quanto na sessão de fotos não se deve errar na escolha pois, esses momentos ficam eternizados. Com a atual tecnologia, as câmeras fotográficas cada vez mais captam todos os detalhes. Por isso, a maquiagem se faz…
Read More
símbolos_blog_mude_formaturas

DESCUBRA QUAL O VERDADEIRO SÍMBOLO DO SEU CURSO

Você sabe qual é o símbolo do seu curso, e que significado ele tem? Os símbolos que representam os cursos e profissões tem significado importante na formação do profissional pois, são um item importante de comunicação capaz de fazer com que o indivíduo reconheça de forma rápida e simples o está sendo comunicado visualmente. A…
Read More
BLOG_MUDE_FORMATURAS_JURAMENTO

ENTENDA POR QUE EXISTE O JURAMENTO

A colação de grau é o marco final da graduação, na cerimônia acontecem diversos ritos, e antes de receber o diploma é proferido um juramento para o exercício da futura profissão. Mas afinal, qual a função do juramento? O juramento é um dos momentos primordiais da colação de grau, é através dele que o formando…
Read More
Mude_Formaturas_Perguntas

AS PRINCIPAIS PERGUNTAS QUE OS FORMANDOS FAZEM A MUDE

Você sempre quis saber como funciona os preparativos para uma formatura? A Mude produziu esse post especial, com as perguntas mais frequentes que recebemos para tirar algumas dúvidas que podem surgir até o dia da sua formatura. 1 – Como faço para fechar a formatura com a Mude? O primeiro passo para produzirmos sua turma…
Read More