FOTO_6_BLOG_MUDE_FORMATURAS_COLAÇÃO

A colação de grau é a sessão solene pública de outorga do diploma que oficializa a conclusão do curso. Um dos momentos mais emocionantes da sua formatura, a colação cumpre um protocolo e data previstos pela instituição de ensino superior e segue uma série de detalhes que devem ser atendidos pelos formandos. A seguir, a Mude destacou o passo a passo para você ficar por dentro do que acontece durante a colação de grau:

TRAJE

FOTO_2_BLOG_MUDE_FORMATURAS_COLAÇÃO

Uma das caraterísticas da colação de grau é o traje usado pelos formandos e autoridades presentes na solenidade. A vestimenta é formada por beca e capa pretas com viés na cor do curso, faixa atada na cintura – referente a cor do curso do formando –, jabô e capelo composto de lapela na cor do curso e símbolo, que é colocado na cabeça após lhe ser conferido o grau.

MESA DE AUTORIDADES

FOTO_4_BLOG_MUDE_FORMATURAS_COLAÇÃO

A mesa das autoridades na colação de grau é a representação legal da Instituição pois ela é composta pelos seguintes membros: Reitor, Pró-Reitor Acadêmico e Coordenador do Curso e demais homenageados. É na mesa que acontece a formalização da solenidade, em que, o aluno recebe o diploma e assina a Ata.

AUTORIDADES E HOMENAGEADOS

FOTO_8_BLOG_MUDE_FORMATURAS_COLAÇÃO

Toda a colação de grau tem a presença do diretor ou reitor da universidade e das demais autoridades escolhidas pela turma que irá se formar – como o patrono, paraninfo, homenageados, juramentista e orador. Veja quais são os cargos homenageados:

  • Patrono: é um profissional referência na área de atuação em que estão inseridos os formandos. Sua escolha é realizada por eleição entre os alunos, deve ser profissional que inspira a turma. É o patrono que dará o nome a turma.
  • Paraninfo: é um professor escolhido por eleição entre os formandos. Esse papel usualmente é desempenhado pelo docente que manteve maior proximidade e afinidade coma turma no decorrer do curso.
  • Professor homenageado: do mesmo modo que o paraninfo, o professor homenageado se manteve próximo a turma e recebe essa honra em seu nome.
  • Juramentista: é o formando escolhido pela turma para fazer o juramento.
  • Orador: O orador é um formando escolhido pela turma para elaborar e proferir um discurso durante a colação de grau.

JURAMENTO

BLOG_MUDE_FORMATURAS_JURAMENTO

O juramento é uma promessa solene feita pelos futuros profissionais em que cada formando se compromete a exercer a sua profissão escolhida com dedicação, ética e competência e atuar conforme as responsabilidades e normas sociais que o seu conselho de classe impõe.

Pronunciado pelo juramentista – aluno escolhido pela turma para fazer o juramento – o juramento deve ser realizado em pé, com a mão direita levantada, em um tom de voz pausado e firme; todos os outros formandos deverão se levantar e estender o braço direito e acompanhar o juramento em voz alta. Ao contrário do discurso, não deve haver nada além do juramento referente ao curso, cada curso tem o seu juramento próprio seguindo a ética da profissão.

DISCURSOS

FOTO_5_BLOG_MUDE_FORMATURAS_COLAÇÃO

Após a entrega do diploma a todos os formandos é chegada a hora dos discursos. O orador e o paraninfo eleitos pela turma pronunciam sua mensagem aos novos profissionais, nessa fala são abordadas a trajetória da turma e dos alunos até a conclusão da graduação. O discurso deve ponderar, também, a importância da profissão, as responsabilidades e os desafios profissionais nessa nova etapa da vida dos formandos.

ETAPAS DA COLAÇÃO DE GRAU

FOTO_9_BLOG_MUDE_FORMATURAS_COLAÇÃO

A cerimônia de colação de grau é distribuída em diferentes etapas – relativas ao curso e a instituição de ensino. Veja a lista das etapas da colação:

  • Apresentação dos membros da mesa
  • Abertura da solenidade, feita pelo reitor ou seu vice.
  • Entrada dos formandos com o paraninfo.
  • Hino Nacional
  • Juramento
  • Entrega dos diplomas
  • Discurso do orador
  • Discurso do paraninfo
  • Encerramento

BÔNUS: ENSAIO

FOTO_7_BLOG_MUDE_FORMATURAS_COLAÇÃO

O ensaio antecede a formatura, é nele que todos os detalhes da cerimônia de colação de grau são passados aos formandos. É simulada a fila de entrada, o lugar onde cada formando irá sentar, o que fazer quando for chamado, como receber o canudo, e o momento da assinatura do diploma. No ensaio, também, a empresa contratada afina algumas informações, distribui os ingressos para a formatura e efetua a entrega dos matérias contratados.

Veja mais conteudos em nosso blog

O CONVITE IDEAL

O convite é uma parte fundamental da formatura. Além de ter o papel de convidar as pessoas para a cerimônia, ele, também, é uma representação física dessa notável ocasião. O convite dá a cara das celebrações e reflete toda a emoção da turma no momento, ainda mais que, em alguns anos, o convite será uma…
Read More
BLOG_MUDE_FORMATURAS_MAQUIAGEM_MODELO

SAIBA COMO NÃO ERRAR NA MAQUIAGEM DE FORMATURA

A maquiem é um dos itens que mais trás duvidas na hora da formatura. Tanto na colação de grau quanto na sessão de fotos não se deve errar na escolha pois, esses momentos ficam eternizados. Com a atual tecnologia, as câmeras fotográficas cada vez mais captam todos os detalhes. Por isso, a maquiagem se faz…
Read More
símbolos_blog_mude_formaturas

DESCUBRA QUAL O VERDADEIRO SÍMBOLO DO SEU CURSO

Você sabe qual é o símbolo do seu curso, e que significado ele tem? Os símbolos que representam os cursos e profissões tem significado importante na formação do profissional pois, são um item importante de comunicação capaz de fazer com que o indivíduo reconheça de forma rápida e simples o está sendo comunicado visualmente. A…
Read More
BLOG_MUDE_FORMATURAS_JURAMENTO

ENTENDA POR QUE EXISTE O JURAMENTO

A colação de grau é o marco final da graduação, na cerimônia acontecem diversos ritos, e antes de receber o diploma é proferido um juramento para o exercício da futura profissão. Mas afinal, qual a função do juramento? O juramento é um dos momentos primordiais da colação de grau, é através dele que o formando…
Read More
Mude_Formaturas_Perguntas

AS PRINCIPAIS PERGUNTAS QUE OS FORMANDOS FAZEM A MUDE

Você sempre quis saber como funciona os preparativos para uma formatura? A Mude produziu esse post especial, com as perguntas mais frequentes que recebemos para tirar algumas dúvidas que podem surgir até o dia da sua formatura. 1 – Como faço para fechar a formatura com a Mude? O primeiro passo para produzirmos sua turma…
Read More
BLOG_MUDE_FORMATURAS_COR_DO _CURSO

QUAL COR DO SEU CURSO SUPERIOR?

Cada ocasião pede um tipo de roupa adequado a ela, nas formaturas não é diferente: os formandos na hora de buscar seu diploma usam a tradicional beca, roupa preta acompanhada do capelo e faixa. Mas você já se perguntou o que significa essa faixa? A faixa abdominal que compõe o traje oficial dos formandos na…
Read More